JUVENTUDE E LITERATURA - 2015 ENCONTROS E LANCAMENTOS Livraria da Travessa do Barra Shopping


Juventude e Literatura 


Sophie Tzitzichvili de Panaskhet
Nascida na França, Sophie é radicada no Brasil onde casou em 1982 com o musico e poeta Paulo de Tharso, hoje falecido. E professora de Ballé, formada em artes cenicas na França. Professora convidada em 1983 por Dalal Achcar, então diretora do Teatro municipal de Rio, iniciou voluntariamente um trabalho pionieiro de Arte Educaçao em comunidades carentes, contribuindo atravez da dança e das artes plasticas, à promoçao social e profissional da juventude e a democratozação da cultura. Em 1986, fundou em Paris a Associaçao Les Apprentis de l’Esperance com objetivo de valorizar a criança e o adolescente atravez das artes e de intercambios culturais e tecnicos, entre a Franca e o Brasil. Incentivada pela UNESCO desde 1989, vem promovendo eventos bi laterais em prol do Desenvolvimento sustentavel e de uma cultura de Paz. E idealizadora e curadora de Palavras e Maravilhas, o 1ero encontro artistico e  literario entre Rio e Marselha, que vem coroar 30 anos de relaçoes privilegiadas entre a França e o Brasil.

 

10h : Futebol e Educação no Brasil

Ao vivo com Marselha

 

Mediação : Rubinho Effe

 
Com




FLAVIO DANA
 
Músico e compositor, com atuação como educador musical na rede privada e em projetos sociais no Complexo do Alemão e em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Concebeu e desenvolveu oficinas de "Estimulo à Criatividade" onde estimula seus alunos acriar histórias e trilhas sonoras para a criação de curtas de animaçao. Debuta agora como escritor lançado pela EditoraNacional/Ibep
 



 
PAULO CEZAR GUIMARÃES 
 
Jornalista e professor universitário. Trabalhou no jornal O Globo e na Souza Cruz. É autor de "Jogo do Senta, a verdadeira origem do chororô" e de "Edição de impressos" (Faculdades CCAA). Editor do Blog do PC e do blog do Botafogo no site do Jornal do Brasil.

 


VALESKA CABRAL
 
Professora (SME-RJ), atriz, escritora, letrista, produtora literária, desenvolve projetos e oficinas literárias e dramatizações. Publicações : Fonte de Sorrisos na Antologia Poetas Brasileiros de Hoje(1985) ; Um pouco de Mim pra Vocês - (Poesias1990) ; “Descobrindo - Antologia de novos escritores” (Ed. Vida Feliz2013) Coletânea de poesias “Hipnose” (Ed. Perse. 2013) 1º lugar no Festival de Poesia do Rio de Janeiro e vencedora do Prêmio Condedine – Pelo artigo/aula “Waldir Onofre - O Negro no Cinema Brasileiro” (2013); “Entre Gotas”, publicado na Antologia de Poesia II Prêmio Literário “Escritor Marcelo de Oliveira Souza” (2014)

 

RUBINHO EFFE
Sulmatogrossense músico, professor, compositor e violonista. Como músico já se apresentou em varias espaços do Rio de Janeiro. Coordena “Café e Algo Mais”, um bate papo informal na Zona Oeste do Rio de Janeiro, sempre com convidados de varias áreas artísticas e literárias.

Bate Papo com jovens estudantes franceses

e




JEAN PAUL DELFINO
 
Ex-quarto-zagueiro de futebol, o escritor francês foi colega de Paulo César Caju e Jairzinho no time do Aix-en-Provence, em 1982. Ele era do time Sub-20. Nessa época começou a nutrir vigorosa admiração pela cultura brasileira. Delfino é também roteirista de cinema e TV. Ele é autor de uma saga sobre a história do Rio de Janeiro. «Saudade», editado pela «Le Passage», o nono livro já está a caminho. Delfino afirma que o Brasil e a cultura brasileira abriram seu mundo e o transformaram.

 

15h : Arte Educaçao e Literatura Infanto Juvenil

Mediaçao: Valleska Cabral
 
Com a participação especial do Godofredo o Craque Caprino e de Flavio Dana.


Com:

 
MARIENE LINO
 
Nasceu em 2001 no Rio de Janeiro. Na Escola Arte Parlendas, em Anchieta, Mariene conheceu Caio Pacheco, seu colega de turma, que ilustrou seu primeiro livro “O Sommisterioso”, publicado em 2011. Publicou o segundo livro, ‘Conversas na geladeira’  em 2013. Desde 2012 faz apresentações em escolas, bibliotecas, feiras e eventos literários falando sobre a sua trajetória e a importância da leitura na vida das pessoas. Possuium blog que anima pessoalmente.


 
NINA KRIVOCHEIN
 
Blogueira e colunista do site Nice For Kids, onde faz resenha de livros, de peças de teatro e de filmes infantis. Autora dos livros, "A vaca que não gostava do pasto", Editora Vermelho Marinho, RJ, (2011) e "A menina que tinha cães invisíveis", Editora Faces, RJ, 2013. Desde os sete anos de idade, visita escolas e bibliotecas com o Projeto Autores Mirins - de incentivo à escrita e leitura. Este ano está estreando no universo das histórias em quadrinhos – uma de suas paixões - a convite do Estúdio Três Linhas, em Curitiba.



JOSE EUGENIO
 
Apaixonado por jogos de RPG criou seus próprios jogos e para ajudar um grande amigo com síndrome de Asperger, começou a escrever um manual para que o amigo entendesse os personagens, os reinos, as regras e assim eles pudessem brincar. Esse manual deu origem ao seu primeiro livro, ‘Os Monstros Merecem um Novo Fim’, totalmente textual. De forma natural o livro também fala de questões sociais, como bullying, diferenças, respeito e superação. Convidado para as feiras literárias do Estado Rio de Janeiro de 2015, incluindo a FLIP de Paraty, José Eugênio já tem em mente o lançamento do segundo livro. ‘O Teatro e a Televisão’ também fazem parte da rotina de José Eugênio.
 
 

17h : Dona KJU  no Beco das Garrafas

 

Video  do Show de Lanna com o Duo Acariocando no Jardim de Gaya ( Integração França Brasil Novembro de 2014)
 
 
Encontro com os autores e sessao de autografos
 

18h : Sons, letras e tradições na música de hoje - Politica Cultural – Cultura viva


Mediador : Rubinho Effe

Bate papo com:

 
 
MARCELO GIRARD
 
Produtor, cronista, compositor, poeta, radialista, locutor, apresentador e cerimonialista. Trabalha com marketing e é analista de mídias sociais. Aos 16 anos de idade (1990) publica o livro polemico O DENTE CARIADO DE CRISTO. Em 1999 sofre um acidente que o deixa durante meses em cadeira de roda e imobilizado divulga seu segundo livro RAÍVÓDIO – poesia mix. Cria em 2005 o evento Poesia Mix que 2 (dois) meses depois foi convidado para o Festival nacional de Poesia no Circo Voador e leva mais 5 poetas e a banda Sex Noise representando a Zona Oeste.
 
Publicou O PERFUME DO ÁTOMO com prefácio do crítico literário do jornal O Globo André Luis Mansu. Em 2007 cria a primeira Rádio de Poesia e literatura do Brasil. Escreve para sites, jornais de bairro e textos para empresas. Em 2010 participa do Fórum resultando na criação do primeiro Conselho Municipal de Cultura. Em 2013 fundou o Jornal Campo Grande.com www.jornalcampogrande.com
 
Em 2014 fundou a Agencia Rede www.agenciarede.com.br
 


REINALDO MALCOM SANT’ANA
 
Professor, diretor de teatro, roteirista e videaste. Formado em Historia e em Artes Cênicas é Mestre em Antropologia Cultural pela Universidade Federal Fluminense  E gestor cultural do Grupo Entrou por uma porta desde 1991. Representante do Movimento de Teatro para Infancia e Juventude no Brasil em varios paises, coordenou os Programas: Educação e Cidadania, Mídia e Educação e Arte-Educação, pela Superintendência de Projetos Especiais da SEE-RJ. 2002.  

Ministrou palestras sobre : Cultura Popular e Teatro (Agenda Acadêmica da UFF-RJ) 2004; Teatro brasileiro (Universidade Metropolitana de Luanda/ Angola) 2009;  O Teatro Popular/Comunitário na Educação e Libertação das Comunidades, (II Conferência Anual Amílcar Cabral/Paulo Freire, Universidade de Santiago - Cidade de Assomada – Cabo Verde) 2011;  O Teatro Popular X Academia ação libertadora do pensamento nas Comunidades, (IV Conferência Anual Amílcar Cabral/Paulo Freire na Universidade de Santiago - Cidade de Assomada – Cabo Verde) 2013:- Ciclo de Debates Espaços de Reencantamento, Afetos e Utopias Para um Novo Mundo, no Teatro do Oi Futuro Flamengo, realizado em abril de 2014. Membro ativo do Conselho Municipal de defesa dos Direitos do Negro- COMDEDINE de Rio de Janeiro, e integrante do Movimento Visões Suburbanas, produz o Encontro Internacional de Teatro Comunitario e anima palestras sobre Teatro afrolatino, entre muitas das suas funções em prol da democratizaçao da cultura.

 

 20:30 : Show Vinil - Entrada franca


 
 
 
 
 Lançamentos e sessao de autografos

às 17h  Sexta e Sabado  


MARIENE LINO "Conversa nas Geladeiras"
A história conta sobre uma conversa entre os alimentos e a geladeira da casa da pequena Bia. Nessa conversa, cada um fala de sua importância. Ora de onde vieram,ora se relacionando à saúde, ora dando conselhos. Porém, essa conversa acaba virando uma discussão, pois cada um fica se achando melhor que os demais. Mas, para acabar com,das desavenças, Bia tem um recado para eles. Leia o livro e descubra!

 

 
JOSE EUGENIO "Os Monstros Merecem um Novo Fim"  
 
 

 

 

















NINA KRIVOCHEIN

"A Vaca que não gostava de pasto"




As aventuras da inquieta vaquinha Gina, que não queria viver dentro dos limites das cercas da fazenda, bolando, então, um elaborado plano para fugir e ganhar o mundo. "Quando uma vaquinha tem uma grande ideia, é melhor parar tudo para saber o que ela vai fazer!"
e "A menina que tinha cães invisíveis"



O maior sonho de Bruna era ganhar um cachorrinho para brincar, mas seus pais nunca lhe davam porque eles moravam num pequeno apartamento. Um dia Bruna encontrou infinitos cães invisíveis na rua e finalmente pode ser feliz com seus novos amigos, mas para a felicidade ficar perfeita, ela teria que ajudar o seu cãozinho preferido, o Sapeca, a encontrar os seus pais que estavam perdidos no passado.Mas isso não era problema para a esperta menina que estava disposta a fazer essa viagem numa máquina do tempo muito divertida.Será que eles irão encontrar os pais de Sapeca?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

às 19h Sexta feira


 

FLAVIO DANA "Godofredo e o Craque caprino"

Godofredo é vitima de bullying só porque fede mais do que os outros bodes do curral. A confusão não termina bem e Godofredo acaba sendo banido da fazenda. Triste, ele sai andando pela caatinga, vivendo uma vida triste e infeliz.    Tempos depois, ele conhece Hermeto, um menino louco por futebol, mas que não jogava nada, do qual Godofredo se transforma no melhor amigo, porque se mostra ao amigo como um legítimo parceiro e craque de bola....


 
e PC GUIMARAES " Jogo do senta, a verdadeira historia do chororô" 
O jornalista e professor de jornalismo Paulo Cezar Guimarães – o PC Guima –, reconhecido gozador das relações entre as torcidas do Botafogo e do Flamengo, encarou o desafio de produzir um livro sério sobre um caso jocoso, o canto da torcida do Botafogo – Senta, para não apanhar de mais – ecoando há 70 anos, Garrincha para um lado, Zico para outro, o chororô do Botafogo em 2008, a cavadinha do Loco Abreu no título carioca do Botafogo em 2010... enfim uma rivalidade que atravessa os tempos e permeia as relações entre as torcidas.
Um livro que recupera mais uma história deliciosa do futebol carioca.


 
O lançamento sera seguido deum coquetel oferecido pela Livraria da Travessa

Commentaires

Posts les plus consultés de ce blog

PROGRAMAÇÃO 7MO FESTIVAL BRASIL /EUROPA

PAROLES ET MERVEILLES ENTRE RIO ET MARSEILLE 7ème Festival collaboratif ​Traversées et transversalités

REPORTÉ Pour une terre sans mal - Dialogue autour du peuple Guarani