Palavras & Maravilhas entre Rio e Marselha


Palavras e Maravilhas entre Rio e Marselha

Participe deste caso de amor entre o Brasil e a França!

Essa é a proposta do evento Palavras e Maravilhas, que promove encontros com escritores, poetas, pesquisadores, atores e músicos entre Rio e Marselha.

Marselha, cidade milenar e porto capital do Mediterraneo, aberta sobre o Oriente e continentes longiquos com seus perfumes e ritmos encantadores, onde a história pulsa em cada bairro, formada por muitas culturas, tradiçoes e costumes que se cruzam e se manifestam no dia a dia de forma peculiare.  Cidade multicolor onde a arte é parte integrante da paisagem urbana.

Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, porto do Oceano, musa de artistas, poetas, escritores, músicos e cantores, reconhecidos pelo mundo afora. Rio, metrópole moderníssima onde a forte tradição musical e popular resiste ao tempo. Rio, cidade exuberante onde a juventude, oriunda de muitas mixigenaçoes, exprime um talento incomparavel, com uma criatividade unica, inspirada pelas culturas migratorias, muitas provenientes do Mediterraneo, ha 450 anos.

Palavras e Maravilhas convida para este intercâmbio cultural entre as duas nações, no campo da literatura e da arte, que celebre a brasilidade.

Fazem parte da programação palestras e debates sobre política cultural, literatura infanto juvenil, transmissão de conhecimentos, raízes africanas, arte educação e esportes, com lançamentos de livros, saraus, peças, shows e exibição de filmes.

Promove novos autores e difunde a literatura, além de ampliar o intercâmbio científico e cultural França/Brasil despertando cada vez mais o interesse do público europeu acerca da cultura brasileira. 

O evento ocorre simultaneamente na Livraria da Travessa (Barra Shopping), na Cinemateca do MAM, na Aliança francesa (Botafogo) e no Centre Culturel France-Brésil em Marselha (França) por meio de vídeo conferência.

A abertura acontece dia 10 de abril, sexta feira às 10h na Livraria da Travessa (Barra Shopping), com um bate papo sobre violência no esporte.

Nos dias 10, 11 e 12 de abril, intensa programação temática, tendo como público alvo, aqui no Rio de Janeiro, estudantes do ensino fundamental e médio, e universitários.

A programação será gratuita, exceto a peça “Maria minhoca”, apresentada pela Liga Extraordinária de Teatro, no Sabado 11, as 20h, na Livraria da Travessa do Barra Shopping (ingresso R$ 5,00 acima de 10 anos).




O programa 2015 de Palavras e Maravilhas entre Marselha e Rio, de entretenimento informativo, jovem e educativo, é destinado : 

Ao público infantil e infantojuvenil, bem como para um público especializado, professores e facilitadores educacionais (na Livraria da Travessa, 10/04, às 10h, para debate sobre a violência no esporte e às 15h sobre arte-educação e literatura); 

Mas também para futuros artistas e agitadores culturais (na Travessa, 10/04, às 16:30h, para fala sobre novos sons e de cultura viva, com artistas e estudiosos de música e artes); 

Para estudantes em Ciências Sociais, Historia ou Literatura, (será na Aliança Francesa de Botafogo, 10/04, às 10h e 11/04, às 14h, para trocarmos ideias sobre temáticas atuais com pesquisadores de renome internacional); 

Para famílias e público jovem (livraria da Travessa no dia 11/04, às 15h, com jovens escritores e escritores mirins, para bate-papo sobre literatura contemporânea); 

Para os amantes de teatro, cinema e poesia, Palavras e Maravilhas entre Rio e Marselha oferece uma variedade de eventos interculturais, com palestras e debates, peças, shows, filmes e projeções....

Ainda, na Cinemateca do MAM, integrando o evento Palavras e Maravilhas entre Marselha e Rioserá realizada a mostra Mulher, Literatura e Cinema No Brasil, com filmes adaptados da obra de escritoras brasileiras e também dirigidos por diretoras a partir da literatura nacional.

Na Aliança Francesa de Botafogo, serão realizados bate-papos entre pesquisadores, especialistas e universitários, juntos com convidados dos dois lados do Atlântico, que irão favorecer  novos olhares sobre questões de nosso tempo.

Em todos os encontros, o publico poderá participar, ao vivo com a França, com ajuda de tradutores franco brasileiros. 

Lançamentos de livros e sessões de autógrafos estão programados ao longo desta primeira jornada artística e literária entre a o Brasil e a França na Livraria da Travessa.

 
 
CINEMATECA DO MAM

MULHER, LITERATURA E CINEMA NO BRASIL

Integrando o evento Palavras e Maravilhas entre Marselha e Rio, a Cinemateca apresenta esta mostra que traz filmes adaptados da obra de escritoras brasileiras e também dirigidos por diretoras a partir da literatura nacional.

SEX 10

  • 18h30 – O Corpo de José Antônio Garcia. Brasil, 1996. Com Antônio Fagundes, Marieta Severo ,Cláudia Jimenez. 80’.

Adaptação do conto Via crucis do corpo de Clarice Lispector. Mostra um triângulo amoroso formado por um farmacêutico e suas duas esposas.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

SAB 11

  • 16h – Eternamente Pagu de Norma Bengell. Brasil, 1988. Com Carla Camurati, Antônio Fagundes, Esther Góes. 100’.

Pagu foi uma das figuras mais polêmicas do modernismo brasileiro. Viveu com Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral um triângulo amoroso muito escandaloso para a época.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

  • 18h – A Hora da Estrela de Suzana Amaral. Brasil, 1986. Com Marcélia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman. 96’.

Baseado no romance homônimo de Clarice Lispector. Macabéa é uma migrante nordestina semi-analfabeta, que trabalha como datilógrafa  numa pequena firma em São Paulo.

Classificação indicativa – 16 anos.

DOM 12

  • 16h – Gregório de Matos de Ana Carolina. Brasil, 2003. Com Waly Salomão, Ruth Escobar, Marília Gabriela. 70’.

A vida do irreverente poeta Gregório de Matos, que viveu na Bahia no século XVII.

Classificação indicativa – 16 anos.

 

  • 18h – Os Inconfidentes de Joaquim Pedro de Andrade. Brasil, 1972. Com José Wilker, Luiz Linhares, Paulo César Pereio. 100’.

História da conspiração para libertar o Brasil da opressão portuguesa em fins do século XVIII. Baseado no Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meirelles e também em Tomás Antônio Gonzaga.

Classificação indicativa – 16 anos. 


 


Uma parceria entre a França e o Brasil que não se esgota!

 O Instituto Centro Alternativo para Comunicação e Desenvolvimento (ICADC) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1988 no Rio de Janeiro por iniciativa de jovens franceses e brasileiros, tendo como objetivo promover intercâmbios culturais e técnicos, tanto na área da cultura, como da educação, saúde, consciência ambiental e cívica.

Junto com a associação francesa Les Apprentis de l’Espérance, sediada em Marselha, somos  reconhecidos pela UNESCO desde 1989 pelo trabalho de Arte Educação fomentando intercâmbios culturais e oficinas artísticas, contribuindo para a promoção social e profissional da juventude através das artes.

Desde 1998, o ICADC é sediado no Jardim de Gaya, em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Incentivado pela UFRJ e a Fundação Brasileira de Conservação da Natureza (FBCN), estimula encontros temáticos e atividades culturais, sempre voltados para educação da juventude para a preservação e para a valorização de nosso patrimônio, vislumbrando em particular a proteçao da reserva ecologica da Pedra Branca e da Baia de Sepetiba e a Biodiversidade.

Com intuito de sensibilizar a juventude europeia para a importância da Agenda 21 post Rio 92, o ICADC e Les Apprentis de l’Espérance fomentam desde do ano de 2005 um intercambio que mobilizou 132 escolas e projetos nacionais que, reunidos numa exposição multimídia, Brasil França Odisseia Esperança continua sendo apresentada em estabelecimentos publicos da Regiao Provence, no sul da França.

A exposição demonstra o empenho exemplar da nossa juventude em prol do desenvolvimento sustentável e de uma Cultura de paz (ONU 2000/2010), trazendo um novo olhar sobre o Brasil e abrindo o leque das cooperações.

O ICADC/Jardim de Gaya, junto a associaçao Vida Feliz e a Biblioteca Comunitária José Vieira Filho vem renovar a sua proposta cultural para 2015/2016, sempre na preocupação de contribuir para o desenvolvimento da Zona Oeste. Saraus poeticos, encontros artisticos e tematicos, workshops e oficinas acontecem pontualmente o ano todo, animados por profissionais da area cultural, todos voluntarios.

Sempre com a participação do ICADC/ Jardim de Gaya e Les Apprentis de l'Espérance impulsionam novos intercâmbios junto a um publico cada vez mais interessado pela descoberta e pela troca de experiências e de conhecimentos culturais e cientificos, em matéria de Desenvolvimento sustentável.

Palavras e Maravilhas a se realizar do 10 a 12 de abril entre Rio de Marselha abre as comemorações de 30 anos de parceria.  (www.brasil21.org)


Apoio:

Livraria da Travessa

Aliança Francesa

Vida Feliz

Novo Mundo Turismo e Viagens

Elite Musical

Pizzaria Fiammetta

Maxicana

Agenciarede.com

 


 
 

Posts les plus consultés de ce blog

CONGRES MONDIAL DE LA NATURE

I Wanna dance with someboby

REGARDS D'AMAZONIE A L'HOTEL LE RYAD