PROGRAMAÇÃO 7MO FESTIVAL BRASIL /EUROPA

Festival Palavras et Maravilhas 2023 
Travessias e Travessuras

https://bit.ly/3AObsqo
Link para acessar os locais do Festival no Rio de Janeiro 

                 
                 PROGRAMAÇÃO 

Sexta-feira, 28 de abril - 15h  na Sala de leitura Machado de Assis no Morro da Providência - Arena Samol  (Rua Costa Barros, 34, Gamboa)
Si Convida para um bate-papo sobre “As origens do Samba” um ato de resistência, com Jair Martins de Miranda, Professor em Ciências Sociais na UNIRIO, Angélica Ferrarez e Sophie Tzitzichvili de Panaskhet, para a abertura do Festival Palavras e Maravilhas 2023 no Brasil.

Transmissão em Marselha na Casa Colorada as 20h, com animação musical pelo grupo Nos Duo as 18h30 

https://www.youtube.com/watch?v=0E1QPNblATE


Quarta-feira, 10 de Maio na Biblio Maison

17h30 :  “A viagem na obra de Godofredo de Oliveira Neto" 
Bate papo com o Ilmo. patrono do 7mo Festival Palavras e Maravilhas 2023. Acadêmico e professor da UFRJ, com vários livros publicados na França.
 
11 de maio na Faculdade Instituto universitário do Rio de Janeiro FIURJ 

18h - Mazé Torquato apresenta Maria d’Apparecida : "Negraluminosa voz" 

Uma biografia, em francês e português, da cantora afro-brasileira mezzo-soprano que não pôde fazer carreira no Brasil por causa da cor de sua pele. Em Paris desde 1955, ela cantou "Carmen” na Ópera de Paris e, após um acidente, mudou-se para a MPB. 
Uma mulher fascinante que é também uma daquelas personagens que estão constantemente atravessando até sua morte em 2017.

12 de maio 
11h30 Espaço Piraporiando /Sao Paulo : O Protagonismo negro na literatura infanto juvenil 
Bate-papo com as escritoras : 
Simone Mota
Janine Rodrigues
Vanessa Passos

Divulgação Ao vivo e On line na FIURJ

18h na FIURJ : 
O Protagonismo Negro na ação cultural no Brasil (1h30-2h) 

Bate papo com :

Wanderson Lemos, Cantor, Compositor, ator e ativista dos movimentos negros e civis. 

William de Paula, Conselheiro Tutelar de Proteção à Criança, também professor de capoeira, graduando em Ciências Sociais pela UFRJ  

Reinaldo Santana, dramaturgo, cineasta, diretor do grupo Entrou por uma Porta, teatro comunitário como movimento de resistência

Geraldo Bastos, pesquisador sobre a transmissão de conhecimentos ancestrais

Mediadora : Simone Ricco, Mestre em Letras, na área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense, professora da rede municipal do Rio de Janeiro e professora colaboradora na Pós-graduação em História e Culturas Africanas e Afro-Brasileira IPN/FEUDUC e em Literatura Infanto-Juvenil, na UFF. 

Seguido de " América negra" uma performance musical do Wanderson Lemos, lembrando que celebraremos no sábado 13 de maio, o dia da abolição da escravatura no Brasil.

Domingo, 14 de maio no Parque das Ruinas.  Dia da literatura infantil 
Com oficinas, narração de histórias e apresentações musicais.

Terça-feira, 16 de maio 
10h da manhã no Espaço Solo, Tijuca

 “O imaginario na literatura infanto-juvenil”
Bate-papo com Simone Mota, Luana Rodrigues, Janine Rodrigues, e Vanessa Passos. 
Mediação : Katy Navarro
Tradução : Regina Ribeiro 

Quarta-feira, 17 de maio

11h30 - FIURJ
"Direitos LGBTQ e Viagens Femininas" 
Bate Papo com Lindevania Martins, escritora e defensora pública, o Professor Gladstone Leonel e convidados. 

15h BR / 19h PT / 20h FR - FIURJ 
 "Arte & Direitos Humanos" 
Bate Papo entre Rio e Lisboa, com Beatriz Wey, Doutora em Ciência Política na UERJ e, on line, com Rita Wengorovius, diretora artística do Teatro Umano, professora da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. 

A luta pelos direitos humanos esteve presente em nossas vidas como palco de reivindicações de artistas, ativistas e de atuantes dos movimentos sociais deste o século XVII. Avanços e retrocessos marcaram este processo, isto porque as contradições do universo político são muitas e o ser humano não é tratado com dignidade, respeito, liberdade e autonomia, a menos que ocupe os espaços institucionalizados e a própria rua. Cabe a  nós o olhar atento para quem somos e como queremos viver. A arte da movimento a nossa luta e nos salva das barbáries.

(Informações sobre a apresentação e os palestrantes: https://arteedireitoshumanos.com.br/quem-somos/) 

18 de Maio - 17h30 na Biblio Maison
 "Entre viagens e exílios"  
Sarau poético

Poemas e leituras dramatizadas em francês e português, com os poetamigos Sandra Lima, Nilzangela Souza, Mano Melo, Tavinho Paes, Celso Sanchez, Severino Honorato, Paulo de Araujo e mais, ⁨Ayala Rossana, ⁨Drica Marinho⁩, ⁨Brunno Prêmio Popular, ⁨Júlio Correa, ⁨Paulo De Araujo⁩, Tom Kbélo, Jô Carvalho Nordestina Poeta⁩, ⁨Víctor Hugo Goulart

On line em conexão com Lisboa, São Paulo e Brasília.

19 de maio 
10h30 na FIURJ -  "Vixe, esqueci" sobre memória e esquecimento sobre a doença de Alzheimer. Lançamento do livro infantojuvenil de Vanessa Passos, Prêmio Kook Brasil 2022 nas categorias “Melhor Livro Infantil” e “Aclamado pelo público”.

Site da autora: 
https://pinturadaspalavras.com.br/

15h na FIURJ/19h PT/20hr FR

Reflexão sobre " Ser forasteiro", um estudo que esclarece as formas que o sentimento de estranheza provoca em personagens que se sentem excluídos de um espaço moral privilegiado.

Bate Papo com Professora Fátima Marinho Ex. Vice Présidente da Universidade do Porto Oficial da Ordem das Palmas Acadêmicas concedida pelo governo francês.

17h30 na Bibliomaison - Oficina de escritura liderada por Vanessa Passos
Conceitos básicos sobre escrita de Marguerite Duras. 
Palestra acerca dos conceitos básicos sobre escrita proposto por M. Duras no seu livro de ensaios “Escrever”, publicado pela editora Relicário no Brasil. Além de analisar o processo de criação literária da autora, mulher de letras, dramaturga, roteirista e diretora francesa, figura de destaque na literatura da segunda metade do século XX.

20 de maio 

15h BR :  "Protagonismo indígena nos dias de hoje" Bate-papo On line com:

Delphine Fabbri-Lawson (online da França) fotógrafa, artista e ativista,  junto com o chef Darci Tupã Nunes de Oliveira,  realiza um trabalho de luta e resistência no Brasil, divulgado na Europa.

Edson Kayapó, do povo Mebengokre, professor, ecologista e escritor de renome internacional. Doutor em história da educação, é pesquisador e formador de professores indígenas de graduação e pós-graduação. 

Telma Taurepang (online de Roraima), líder indígena, do povo Taurepang, ativista política pelos direitos das mulheres indígenas e ecologista. Coordenadora do Movimento de Mulheres Indígenas da Amazônia (UMIAB) 

Mediador: Bruno Meyerfeld 
Franco-brasileiro, jornalista e correspondente do jornal francês Le Monde no Brasil. Autor de vários artigos sobre a Amazônia e os povos indígenas.

Segunda, 22 de maio na FIURJ

16h - " Da importância da Arte Educação" Palestra e debate com Karen Acioly (ao vivo) 
Autora, roteirista, pesquisadora, curadora, criadora do FIL - Festival Internacional de Intercâmbio Linguístico, doutorando em educação (UFF). 

Apresentação de seus dois últimos livros: A dramaturgia da ópera para crianças, e Bem no meio.

www.karenacioly.com
https://www.fil.art.br/

Introduzindo 

18hOdisseia Esperança :  um projeto de cooperação transnacional 
Apresentação do projeto de cooperação a se realizar durante 2 anos no âmbito do Programa Erasmus+ da União Européia, junto com a França, Brasil, Espanha e Portugal.

Encontro com os protagonistas franceses e brasileiros portadores deste projeto, com público de estudantes e profissionais interessados em incentivar a formação de uma rede de voluntários e parceiros, em apoio à iniciativa. 

O objetivo deste projeto é o intercâmbio de boas práticas acerca da Arte Educação, em favor de uma melhor compreensão cultural. 

O empreendimento integra encontros virtuais e viagens transnacionais com educadores sociais e culturais, sensibilizando a juventude através de oficinas artísticas e audiovisuais, em prol do desenvolvimento sustentável. 

Fechamento do Festival com Blabla-Exchange. Momento convivial durante a qual brasileiros, franceses e demais estudantes, poderão se encontrar para um intercâmbio entre os dois idiomas. 

Tudo sempre com lançamentos de livros relacionados, na presença dos autores para dédicace. 

Tudo gravado e transmitido no Canal YouTube de Palavras e Maravilhas entre Rio e Marselha. 
https://www.youtube.com/@palavrasemaravilhas-parole2791

Acesso à Bibliomaison et à FIURJ unicamente através de inscrição pelo SYMPLA 

Équipe Brésil : Mélissa, Florèle, Anaëlle, Theo, Hichem 

Equipe Marseille : Isadora, Sophie, Regina, Raquel, Madeira

Contact : lesapprentisdelsperance@gmail.com




Commentaires

Posts les plus consultés de ce blog

PROGRAMMATION FRANCE BRÉSIL Paroles et Merveilles 2024 - Work in Progress

REPORTÉ Pour une terre sans mal - Dialogue autour du peuple Guarani

ATELIERS ARTISTIQUES TOUS LES SAMEDIS APRES MIDI AU CMA DES CHARTREUX